O CUSTO DE
ALGUMA COISA É O CUSTO DO QUE VOCÊ DESISTE PARA OBTÊ-LA
A tomada de
decisões exige a comparação dos custos e benefícios dos vários cursos de
ação. O professor Márcio comparou o seu entusiasmo com a profissão de
professor com uma possível transformação na sua vida, no local de trabalho, na
receptividade dos clientes e com a valorização da profissão que almejava: ser
advogado. Medindo os prós e os contras ele resolveu estudar e hoje acha que o
custo de ter desistido da profissão de professor foi superado pela
profissão de operador de direito.
Quando se escolhe algo, outra coisa deixa de ser escolhida. É o que se
chama custo de oportunidade. Como exemplo, o custo de oportunidade que um
trabalhador tem ao fazer faculdade à noite: poderia estar com sua família,
descansando, tendo seu lazer, etc. Nessa tomada de decisão, as pessoas também
precisam ser racionais para se ter uma melhor margem dos ganhos.
PESSOAS RESPONDEM A INCENTIVOS
Este é mais um princípio que direciona a vida das pessoas é que elas
respondem a incentivos, o também serve para sua vida pessoal. Os clientes têm
várias opções, mas, ao saberem que receberão um incentivo (no caso a promoção),
elas se estimulam mais. Esforçam-se para adquirir produtos que talvez nem
precisem. Elas veem incentivos como premiações.
O COMÉRCIO PODE MELHORAR A SITUAÇÃO DE TODOS
O comércio pode melhorar a situação de todos os agentes envolvidos,
visto que a circulação das mercadorias alimenta todo um ciclo produtivo, que
envolvem vários segmentos como os consumidores, comerciantes, fornecedores e
industriais, com o intuito de sempre se chegar ao usuário final (clientes).
Isto está relacionado com a renda das pessoas, os seus salários que são
lançados no mercado, gerando movimento em outros setores da economia.
As pessoas
ganham em sua habilidade de negociar com as outras. Diante de uma possível
competição as partes podem ganhar no comércio e este permite que pessoas e
países se especializem no que fazem de melhor.
OS MERCADOS SÃO, EM GERAL, UMA BOA FORMA DE ORGANIZAR A ATIVIDADE
ECONÔMICA
Segundo Adam Smith, o mercado se mobiliza por causa da demanda. Enquanto
se tem compradores, mesmo que haja elevação dos preços, os produtos são
vendidos, pois sempre terá alguém querendo satisfazer sua necessidade. Caso
alguém não consiga adquirir o produto que realmente quer ele irá procurar um
substituto ou complementar, mas com certeza alguma coisa vai ser
comercializada.
Uma economia
de mercado é uma economia que aloca recursos através das decisões
descentralizadas de muitas empresas e famílias quando estas interagem em um
mercado de bens e serviços.
O PADRÃO DE
VIDA DE UM PAÍS DEPENDE DE SUA CAPACIDADE DE PRODUZIR BENS E SERVIÇOS
Este princípio que norteia o progresso econômico do país que está
relacionado ao padrão de vida desta sociedade que ali vive. Diz-se que o padrão
de vida de um país depende de sua capacidade de produzir bens e serviços.
Significa dizer que quanto mais desenvolvido é um país, maior será seu poder de
gerar bens de consumo e serviços disponíveis para o mercado. Isto está
intimamente ligado com o progresso tecnológico que impulsiona a qualidade de
vida da sociedade.
OS PREÇOS
SOBEM QUANDO O GOVERNO EMITE MOEDA DEMAIS
O governo tem
papel importante na Economia, pois é seu dever o estabelecimento da Política
Monetária que padroniza as taxas de juros e faz a emissão de moeda, o que
proporciona o aumento ou diminuição dos preços (inflação). Assim, os preços
sobem quando o governo emite moeda demais, haja vista com o aumento da
circulação da moeda, a sua valorização tende a diminuir, gerando inflação e,
diminuindo o poder de compra de todos trabalhadores, enfraquecendo a economia e
trazendo consequências sociais, tais como o desemprego.
Quando o
governo emite moedas demais o preço dos carros e outros produtos sobem e a
população sofre para conseguir adquiri-los.
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